sexta-feira, 14 de maio de 2010

Discurso de agradecimento ao Governador do Estado pela existência do NAPSS no dia comemorativo a Tiradentes












Assim dizia o poeta....
"Ontem um menino que brincava me falou..
Hoje é semente do amanhã...
Para não ter medo que este tempo vai passar...
Não se desespere, e nem pare de sonhar...
Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs..
Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar...
Fé na vida, Fé no homem, Fé no que virá...
Nós podemos tudo, nós podemos mais...
Vamos lá fazer o que será..." Gonzaguinha

O sonho se fez realidade: O NAPSS, Núcleo de Atenção Psicossocial, foi criado dentro da POLÍCIA MILITAR DE SERGIPE - PMSE, objetivando prevenir e promover a saúde mental do Policial Militar e familiares com cidadania e dignidade.
O Projeto foi desenvolvido em 2004, sendo que nos anos de 2005 e 2006 não fora implantado em virtude de não ter sido prioridade do governo anterior.
No ano de 2007 o NAPSS é implantado dentro da PMSE numa perspectiva de cuidados multidisciplinar, único no País a ser alinhado com a política de saúde mental da Secretária da Saúde do Estado e dentro do lay out do Governo Federal a partir do que orienta a Secretária Nacional de Segurança Pública - SENASP.
Em 24 meses de sua criação, foram totalizados 2039 atendimentos, estes compreendidos em visitas domiciliares, visitas institucionais, psicoeducação, encaminhamentos institucionais, encaminhamentos às urgências psiquiátricas, visitações a leitos, atendimentos clínicos individual e em grupos, perfazendo um total de 32,5 % da População Policial da Ativa.











o Corpo efetivo do NAPSS hoje está constituído de 08 psicólogos, dos quais cinco policiais militares, de 07 assistentes sociais, todos policiais militares, e mais estagiários das universidades Federal, UNIT, Pio Décimo e Anhanguera, em que também fomentos científicos são produzidos a partir de um olhar dessas instituições para com os fenômenos que atingem o exercício da atividade da Segurança Pública no indivíduo.
Por Tudo isso, este é o momento de se agradecer: Bem aventurados aqueles que fazem do amor ao próximo a sua bandeira de vida e que ostentam em seu peito medalhas que são fixadas nas paredes das memórias de quem assiste e de quem é assistido; Bem aventurados os homens e as mulheres de boa vontade que tomam a bandeira do mais fraco contra o mais forte... Assim, registro a motivação, à atenção e de certa forma proteção, estas promovidas sem nenhum esforço pela primeira Dama do Estado, a Srª Eliane Aquino para com a efetivação deste projeto.
Ao Exmº Sr. Governador do Estado, Dr. Marcelo Déda, por ser o mentor, o comandante da Nau, direcionador das políticas macros sociais, estas de fundamental importância para a consecução das políticas micro destinadas ao cidadãos sergipanos e em especial aqui aos policiais militares e seus familiares..
O nosso MUITO OBRIGADO!!!
Preletor: Gledson Lima Alves - Major PM (Psicólogo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário