sexta-feira, 14 de maio de 2010

Doe sangue e salve 04 vidas
















Curioso para saber como? continue lendo...
o CENTRO DE HEMOTERAPIA E HEMATOLOGIA DE SERGIPE - HEMOSE, está promovendo uma campanha junto aos órgãos públicos, a fim de que seus servidores se sensibilizem quanto à necessidade de se doar sangue no referido centro, haja vista as proximidades dos festejos juninos e da constante demanda por sangue para atender aos hospitais de TODO O ESTADO DE SERGIPE com o seguinte tema: "TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA FAZER PARTE DA CORRENTE SANGUÍNEA".
Para doação de sangue, faz-se necessário ter as seguintes condições básicas:
- Sentir-se bem, com saúde.
- Apresentar um documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Ter entre 18 e 65 anos de idade.
- Ter mais de 50kg.
Além das condições mencionadas, recomenda-se ainda:
- Nunca doar sangue em jejum.
- Fazer um repouso mínimo de seis horas na noite anterior à doação.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores.
- Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
- Evitar alimentos gordurosos.

QUEM NÃO PODE DOAR?
- Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade.
- Mulheres grávidas ou que estejam amamentando.
- Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sifilis e doença de chagas.
- Usuário de drogas.
- Quem teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.

Por último, matando a curiosidade da afirmativa do título "Doe sangue e salve 04 vidas", significa que, quando 01 (uma) pessoa doa seu sangue, esse sangue é processado e separado em 03 (três) elementos: Plaqueta, Hemácia e Plasma.
1º) As Plaquetas, com o prazo de estoque mais curto, ou seja, de 5 dias nos Centro de Captação, são utilizados em tratamentos de oncologia.
2º)As hemácias, também conhecida como Concentrado de hemácias, tem o prazo de estoque de aproximadamente 45 dias, são utilizadas nas situações em que um indivíduo necessite de receber sangue quando em casos de cirurgias ou qualquer procedimento em que o indivíduo precise repor o sangue perdido.
3º)Os Plasmas, com prazo de até 01 ano de estoque, são utilizadas em pessoas com disturbios de coagulação, dentre outras patologias.
Mas, e a 4ª pessoa a ser salva com a sua doação de sangue? Pois é, o que poucas pessoas sabem é que, o HEMOCENTRO de Sergipe tem um rigoroso controle de qualidade dos serviços ofertados aos cidadãos sergipanos, ou seja, esse Centro foi aprovado por auditoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao observar os rígidos padrões de qualidade exigidos pelas legislação brasileira e francesa na coleta e processamento do sangue, a partir de então, o laboratório francês recolhe o plasma sanguíneo em estoque e transforma em hemoderivados para o tratamento de hemofílicos aqui em Sergipe. Então está ai desvendado o mistério: Quando alguém doa sangue, nem que seja uma única vez, ele está contribuindo para salvar 04 vidas através da plaqueta, hemácia, plasma e medicamento para hemofilia processado no laboratório francês.
Doe Sangue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário